Sempre que tocamos a Natureza, nos purificamos. A vida natural é o solo nutritivo da alma. C. G. Jung

Atendimentos

Oficinas de Arteterapia  - Jung e a Natureza que nutre e purifica

Desde que me conheço por gente,  convivo com papel, grafite, tinta, cerâmica, fios, entre outros materiais artísticos. Tenho graduação em Artes Plásticas, Educação Artística (Licenciatura Plena) e Paisagismo.

Em 1994 iniciei um trabalho com pessoas com deficiências sensórias (projeto Ponto a Ponto). Desde então tenho convivido com as diferenças: troquei correspondência em braille com pessoas de vários países; publiquei um periódico (Boletim Ponto a Ponto) com distribuição gratuita  no Brasil, Portugal e África; produzi arte tátil e tive aulas de Libras. Conviver com as pessoas que têm deficiências nos engrandece, faz de nós pessoas mais humanas e solidárias. Elas lapidam a nossa compaixão e nos tornam mais sensíveis também para o relacionamento com pessoas sem deficiências aparentes. 

O meu interesse pela percepção sensória motivou uma longa pós-graduação (Doutorado e Pós-Doutorado – FAU-USP) tendo como tema o entendimento da paisagem urbana com o uso dos sentidos.  A produção de arte tátil para pessoas com deficiências sensórias aprimorou o entendimento da arte como ferramenta terapêutica e me direcionou para uma Pós-Graduação em Arteterapia (UNIP). Nos meus atendimentos, adoto a conceituação Junguiana da natureza que cura e purifica. A minha formação em Paisagismo contribui para o entendimento da Natureza e facilita a percepção da paisagem. A longa experiência de trabalho com artes favorece a escolha de técnicas e materiais.

A União Brasileira de Associações de Arteterapia - UBAAT descreve a tarefa da Arteterapia tendo a arte como base de um processo terapêutico, que “visa estimular o crescimento interior, abrir novos horizontes e ampliar a consciência do indivíduo sobre si e sobre sua existência”. E completa:

“A Arteterapia possui a finalidade de propiciar mudanças psíquicas, assim como a expansão da consciência, a reconciliação de conflitos emocionais, o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. A Arteterapia tem também o objetivo de facilitar a resolução de conflitos interiores e o desenvolvimento da personalidade. Por ser bastante transformadora, pode ser praticada por crianças, adolescentes, adultos, idosos, por pessoas com necessidades especiais, enfermas ou saudáveis”. 

Vários estudos apontam como a Arteterapia interfere de maneira benéfica também em sintomas que podem ter relação com a depressão, tais como falta de prazer nas atividades corriqueiras, choro fácil, inquietação, sentimento de culpa, baixa autoestima, ansiedade.

Por sua vez, a obra de Jung inclui  rica contribuição especificamente em relação ao contato do homem com a Natureza. O psiquiatra suíço considerava a falta de contato com a Natureza um dos motivos do desequilíbrio psicológico das pessoas. Sempre que tocamos a Natureza nos purificamos, apontava ele, que considerava a vida natural como o solo nutritivo da alma.

Combino diversas áreas de conhecimento nas minhas oficinas de Arteterapia. Atendo jovens e adultos, inclusive idosos, individualmente ou em grupos, trabalhando com elementos da natureza em sala de atendimento e em espaços de vegetação. O local é de fácil acesso para quem vem da Região Oeste de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, e Cotia. 

Entre em contato para conhecer o meu trabalho!

Atendimento em português e inglês para jovens e adultos, inclusive idosos
Pessoas com ou sem deficiências são muito bem-vindas!
Material disponível também em braille

E-mail: arteterapiaenatureza@uol.com.br

0 comentários :

Postar um comentário